English

É empreendedor e possui uma ideia excepcional?



O investimento geralmente ocorre no momento de arranque do projecto ou nas suas fases iniciais (seed capital e start-ups), onde acreditamos poder contribuir para diminuir o risco do projecto, reforçar a sua credibilidade e potenciar a valorização do negócio.



Dedicamos particular atenção a spin-offs universitários e à transferência de tecnologia desenvolvida no seio de universidades ou outros institutos de investigação. Posicionamo-nos como um parceiro financeiro para o desenvolvimento e/ou comercialização de novas tecnologias exigindo aos projectos que possuam, à partida, equipas de gestão definidas, motivadas e com visão clara do negócio.

Por política de investimento privilegiamos as áreas das tecnologias de informação, novos materiais, energias renováveis e biotecnologia podendo abranger outras áreas no caso de projectos de excelência.


Características dos projectos que procuramos:

• Produto ou serviço inovador;
• Tecnologia disruptiva;
Early Stage (seed capital e start-ups);
• Pequena dimensão (entre 50.000€ e 500.000€);
• Vantagem competitiva proprietária (preferencial);
• Liderança por equipas ambiciosas com competências técnicas e de gestão.

Actuação
Processo
O investimento da Beta Capital ocorre através da aquisição de uma participação no capital das empresas apoiadas, tratando-se regra geral de uma posição minoritária.

Apoiamos a criação e desenvolvimento de projectos empresariais, partilhando o risco do negócio com os promotores. Em oposição ao financiamento bancário, o investimento de capital de risco não exige garantias, ficando a valorização do investimento realizado dependente do sucesso de cada projecto.

Na concretização de cada operação de financiamento, os projectos são dotados de capacidade financeira para executar o plano de negócios e atingir os objectivos a que se propõe, sempre numa perspectiva de médio-longo prazo. Tipicamente os investimentos terão uma duração de 4 a 6 anos podendo ser superior em casos muito particulares.

Em paralelo com o investimento, o input não financeiro assume igualmente grande relevância. Após a entrada no capital social da empresa, fazemos um acompanhamento do projecto, de acordo com a relação que estabelece com os promotores e as necessidades que forem identificadas.

O acompanhamento passa pelo apoio à gestão em questões estratégicas e financeiras, o que se revela muitas vezes fundamental dado o background dos promotores estar frequentemente ligado a áreas científicas, com reduzida experiência empresarial.

A facilidade do processo interno simples e pouco burocrático, característica central do nosso modo de operar, permite proporcionar um rápido feedback aos projectos apresentados, bem como processos expeditos de due diligence e aprovação.

Actuamos para acrescentar valor aos projectos disponibilizando aos empreendedores:
• Rápidos processos de decisão;
• Experiência em empresas early stage;
• Acesso a rede de contactos;
• Capacidade de assumir risco elevado.



Quem somos
Apresentação
Equipa
Fundos

Politica de investimento
Actuação
Processo
O seu projecto

Contactos
Contactos
Localização